Olá amigo!
É sempre bom trazer temas
interessantes para você, leitor, por isso hoje nosso olhar está direcionado
para a Psicologia em Construção, Vygotsky e a Psicologia Sócio-Histórica.
A nossa intenção é de tirar dúvidas e interagir com você sobre este
tema tão interessante e abrangente.
Então agora, tire um tempinho e
vamos iniciar uma viagem pelo mundo da Psicologia.
A
Psicologia está em permanente movimento e sempre se constituindo. Ela apresenta
uma vertente teórica que surgiu na ex-União Soviética, embalada pela Revolução
de 1917 e também pela teoria marxista e no Ocidente, a teoria ganhou
importância nos anos 70, seria a Sócio-Histórica.
Vigotski buscava construir uma
psicologia que pudesse superar as tradições positivistas onde se estudava o
homem e o seu mundo psíquico como uma construção histórica e social da
humanidade. Embora tenha morrido muito cedo e não completou sua obra, teve
grande influência e deixou alguns princípios da teoria aos seus seguidores.
● Compreensão
das funções superiores do homem não pode ser alcançada pela psicologia animal,
pois os animais não possui vida social e cultural.
● Funções
superiores do homem não podem ser vistas apenas como um resultado da maturação de
um organismo que já possui, em potencial, tais capacidades. Ele também
desenvolveu uma estrutura teórica marxista para a psicologia:
➢ Todos
os fenômenos devem ser estudados como processos em permanente movimento e
transformação,
➢ O
homem constitui-se e transforma-se ao atuar sobre a natureza com a sua atividade e
seus instrumentos,
➢ A
mudança individual tem sua raiz nas condições sociais de vida.
Os
principais seguidores de Vigotski foram Luria e Leontiev e ainda hoje é estudo
nas áreas de Psicologia da Educação e Psicologia Social, na Europa, Brasil e
Estados Unidos e seu pensamento é fundamento da corrente denominada Psicologia
Sócio-Histórica ou Psicológica de Orientação Sócio-cultural .
Noções básicas
da Psicologia Sócio-Histórica no Brasil:
● O
homem visto como um ser autônomo e responsável pelo seu processo de
individualização.
Uma visão de fenômeno
psicológico, na qual este é tomado como uma entidade abstrata que tem por
natureza suas características positivas no mundo material e social. Este mundo
psicológico passou, a ser definido de maneira abstrata, e como algo semelhante
à semente que germina.
● Ideias
fundamentais:
➢ Não
existe natureza humana
➢ Ação
do homem sobre a realidade que é obrigatória ocorre em sociedade, é um processo
histórico.
➢ O
homem é criado pelo homem.
➢ Não
tem uma natureza humana pronta, nem mesmo aptidões prontas.
➢ O
homem concreto é objeto de estudo da psicologia histórica e social.
➢ Subjetividade individual, representa a
constituição da história e das relações sociais do sujeito concreto dentro de
um sistema individual.
➢ Subjetividade
social, representa a constituição social.
Para Vygotsky o significado da
palavra fica difícil dizer se trata de um fenômeno da fala ou de um fenômeno do
pensamento. O significado da palavra é um fenômeno de pensamento apenas à
medida que o pensamento ganha corpo por meio da fala, e só é um fenômeno da
fala à medida que esta é ligada ao pensamento, sendo iluminada por ele.
A
tese mais importante sobre o significado da palavra, é que o significado das
palavras evolui.
Conclui-se
então, que Vygotsky contribuiu muito para a educação e a aprendizagem, pois
através de seus estudos pode-se perceber como a cultura e a história de um
indivíduo podem interferir no seu processo de conhecimento.
Gostou da nossa viagem pelo mundo
reflexivo de Vygotsky? Então deixe seu comentário, ficaremos honrados com a sua
interação.
Obrigada
e até breve!
Referência Bibliográfica:
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO,
Odair; Teixeira, Maria de Lourdes Trassi. PSICOLOGIAS: uma introdução ao estudo
da psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. 492 p.
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