Pular para o conteúdo principal

 Psicologia em Construção, Vygotsky e a Psicologia Sócio-Histórica

Olá amigo!

É sempre bom trazer temas interessantes para você, leitor, por isso hoje nosso olhar está direcionado para a Psicologia em Construção, Vygotsky e a Psicologia Sócio-Histórica.
A nossa intenção é de  tirar dúvidas e interagir com você sobre este tema tão interessante e abrangente.
Então agora, tire um tempinho e vamos iniciar uma viagem pelo mundo da Psicologia.       
            A Psicologia está em permanente movimento e sempre se constituindo. Ela apresenta uma vertente teórica que surgiu na ex-União Soviética, embalada pela Revolução de 1917 e também pela teoria marxista e no Ocidente, a teoria ganhou importância nos anos 70, seria a Sócio-Histórica.
Vigotski buscava construir uma psicologia que pudesse superar as tradições positivistas onde se estudava o homem e o seu mundo psíquico como uma construção histórica e social da humanidade. Embora tenha morrido muito cedo e não completou sua obra, teve grande influência e deixou alguns princípios da teoria aos seus seguidores.
     Compreensão das funções superiores do homem não pode ser alcançada pela psicologia animal, pois os animais não possui vida social e cultural.
     Funções superiores do homem não podem ser vistas apenas como um resultado da maturação de um organismo que já possui, em potencial, tais capacidades. Ele também desenvolveu uma estrutura teórica marxista para a psicologia:
     Todos os fenômenos devem ser estudados como processos em permanente movimento e transformação,
     O homem constitui-se e transforma-se ao atuar sobre a natureza com a sua atividade e seus instrumentos,
     A mudança individual tem sua raiz nas condições sociais de vida.
            Os principais seguidores de Vigotski foram Luria e Leontiev e ainda hoje é estudo nas áreas de Psicologia da Educação e Psicologia Social, na Europa, Brasil e Estados Unidos e seu pensamento é fundamento da corrente denominada Psicologia Sócio-Histórica ou Psicológica de Orientação Sócio-cultural .
Noções básicas da Psicologia Sócio-Histórica no Brasil:
     O homem visto como um ser autônomo e responsável pelo seu processo de individualização.
Uma visão de fenômeno psicológico, na qual este é tomado como uma entidade abstrata que tem por natureza suas características positivas no mundo material e social. Este mundo psicológico passou, a ser definido de maneira abstrata, e como algo semelhante à semente que germina.
     Ideias fundamentais:
     Não existe natureza humana
     Ação do homem sobre a realidade que é obrigatória ocorre em sociedade, é um processo histórico.
     O homem é criado pelo homem.
     Não tem uma natureza humana pronta, nem mesmo aptidões prontas.
     O homem concreto é objeto de estudo da psicologia histórica e social.
      Subjetividade individual, representa a constituição da história e das relações sociais do sujeito concreto dentro de um sistema individual.
     Subjetividade social, representa a constituição social.
Para Vygotsky o significado da palavra fica difícil dizer se trata de um fenômeno da fala ou de um fenômeno do pensamento. O significado da palavra é um fenômeno de pensamento apenas à medida que o pensamento ganha corpo por meio da fala, e só é um fenômeno da fala à medida que esta é ligada ao pensamento, sendo iluminada por ele.
            A tese mais importante sobre o significado da palavra, é que o significado das palavras evolui.
            Conclui-se então, que Vygotsky contribuiu muito para a educação e a aprendizagem, pois através de seus estudos pode-se perceber como a cultura e a história de um indivíduo podem interferir no seu processo de conhecimento.
            Gostou da nossa viagem pelo mundo reflexivo de Vygotsky? Então deixe seu comentário, ficaremos honrados com a sua interação.

            Obrigada e até breve!


Referência Bibliográfica:

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; Teixeira, Maria de Lourdes Trassi. PSICOLOGIAS: uma introdução ao estudo da psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. 492 p.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria do Desenvolvimento foco em Piaget Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje abordaremos um pouquinho sobre Jean Piaget, um homem de extrema importância para compreendermos nosso conhecimento e estágios da vida. Então iremos contar um pouco sobre sua grande descoberta e ensinamentos. Jean William Fritz Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e influente estudioso da psicologia evolutiva. Aos 20 anos se graduou em ciências naturais e dois anos depois obteve o grau de doutor em filosofia. Hoje sua teoria do desenvolvimento cognitivo, sobretudo o foco no desenvolvimento infantil, é renomada pelos profissionais da educação, em especial os pedagogos. Durante seu trabalho com Binet, Jean iniciou sua metodologia sobre o desenvolvimento infantil, estudando o desenvolvimento do conhecimento desde os primeiros sinais primitivos até os mais refinados, chegando a conclusão de que a maneira de pensar é diferente de idade para idade. O foco de seu estudo foi no desenvolvimento c...
Psicanálise Saudações, psiconautas!  Como tem passado a sanidade mental nesses tempos de corona vírus? Se já estão subindo pelas paredes, “Freud explica!” e se “tudo vai bem, obrigado”, “Freud explica também!” ,Rs. Nesse momento de confinamento social entramos em contato com o desconhecido em nós; aquilo de que tentamos desviamos o olhar e esquecer como podemos; aquilo que julgamos feio e imoral e que sempre que possível dizemos ser do outro. O sótão que jogamos todas as memórias dolorosas e os desejos inaceitáveis, uma hora pode começar a criar ratos e insetos, e então precisamos lidar com aquele monstro e os esqueletos espalhados pelo chão; olhar pra ele e reconhecê-lo como parte do que somos, um dos moradores que habitam nossa psique. Esse sótão simboliza o Inconsciente, “o grande mistério do mundo”, e a atitude corajosa de irmos até lá com uma lanterna e olhos bem abertos é o processo psicanalítico. Sigmund Freud é um personagem e tanto na história e sua influência até ...
Gestalt-terapia Olá meus amigos! Em algum momento de suas vidas vocês já passaram por períodos de stress, conflito, desânimo, tristeza, ansiedade e outros desconfortos que pareciam não ter fim? Como foi lidar com essas sensações? A ajuda psicológica nesses momentos é muito importante e quanto antes for tratado esses sintomas, mais fácil de resolver.  Querem saber mais? Então continuem lendo o texto para entenderem melhor do que trata a Gestalt-terapia e como ela pode ajudar positivamente no equilíbrio psíquico do indivíduo. O que é a Gestalt? É um modo particular de organização das partes individuais que entram em sua composição, tornando-se um todo. Pode-se entender como uma situação inacabada. Inicialmente a Psicologia da Gestalt dedicou-se ao estudo da percepção da aprendizagem e solução de problemas.  A Gestalt-terapia foi criada pelo psicanalista Berlinense Fritz Perls, entendeu a importância da proposta da Psicologia da Gestalt para a Gestalt-terapia e foi o maior...