Olá, colegas!
Vamos conhecer um pouco sobre Psicologia Experimental e Cognitiva Comportamental?
Tenho certeza de que vocês vão se interessar muito!
Então, vamos lá?
John Watson, teve como influência o Condicionamento Clássico do fisiologista Pavlov, o experimento utilizou um cão para fazer pesquisas sobre o Sistema Nervoso Central.
Watson, então, usou uma criança, o pequeno Albert, e demonstrou o procedimento de “emparelhamento de estímulos”, apresentou ratos, coelhos, cachorro e macaco a Albert, que não demonstrava medo, (estímulo condicionado) em conjunto com um estímulo incondicionado (o barulho de uma barra de ferro) por repetidas vezes, promovendo associação de um estímulo, Albert passou a sentir medo e chorava ao se deparar com pelos(tanto de animais ou bicho de pelúcia).
O Condicionamento Operante de Skinner, se caracteriza pela ação do sujeito sobre o ambiente no qual está inserido. Tal ação, é capaz de modificar o ambiente anterior e produzir uma consequência.Para “Skinner”a ordem é:
A análise funcional do comportamento é imprescindível e uma vez identificada as relações contingenciais, podemos: prever, controlar, mensurar, monitorar e instalar.
S ------> R ------> C
Estímulo -----> Resposta ------> Consequência
Na teoria da Psicologia Cognitivo Comportamental, de acordo com Aaron Beck, ele percebeu que havia algo em comum entre seus pacientes, o pensamento negativo.
Ela se baseia no que chamamos de modelo cognitivo. Nós pensamos que as situações causam nossas emoções e alterações emocionais de humor, são as respostas fisiológicas, mas entre as situações e as reações existe um pensamento.
Caso a pessoa tenha um transtorno psicológico, então ela terá pensamentos automáticos disfuncionais. Estes pensamentos desencadeiam reações comportamentais e fisiológicas também disfuncionais.
Temos também dentro da Psicologia Cognitivo Comportamental o reforçamento positivo, a recompensa é dada ao comportamento desejado. Já o reforçamento negativo, evita-se um estímulo aversivo.
Exemplo: Bater na criança, gritar, ofender verbalmente dentre outros.
O importante para a Psicologia é, ajudar a pessoa identificar os pensamentos disfuncionais que a levam a mudanças em seu humor e reações fisiológicas desagradáveis, para que ela passe a ter pensamentos mais saudáveis e consequentemente mais qualidade de vida.
Comentários
Postar um comentário