Pular para o conteúdo principal

Psicologia Cognitiva Comportamental.

Psicologia Cognitiva Comportamental

Olá, colegas!
Vamos conhecer um pouco sobre Psicologia Experimental e Cognitiva Comportamental?
Tenho certeza de que vocês vão se interessar muito!
Então, vamos lá?
John Watson, teve como influência o Condicionamento Clássico do fisiologista Pavlov, o experimento utilizou um cão para fazer pesquisas sobre o Sistema Nervoso Central. 
Watson, então, usou  uma criança, o pequeno Albert, e demonstrou o procedimento de “emparelhamento de estímulos”, apresentou ratos, coelhos, cachorro e macaco  a Albert, que não demonstrava medo, (estímulo condicionado) em conjunto com um estímulo incondicionado (o barulho de uma barra de ferro) por repetidas vezes, promovendo associação de um estímulo, Albert passou a sentir medo e chorava ao se deparar com pelos(tanto de animais ou bicho de pelúcia).
O Condicionamento Operante de Skinner, se caracteriza pela ação do sujeito sobre o ambiente no qual está inserido. Tal ação, é capaz de modificar o ambiente anterior e produzir uma consequência.
Para “Skinner”a ordem é:
A análise funcional do comportamento é imprescindível e uma vez identificada as relações contingenciais, podemos: prever, controlar, mensurar, monitorar e instalar.

S ------>    R ------>   C  

Estímulo ----->   Resposta ------>  Consequência  

Na teoria da Psicologia Cognitivo Comportamental, de acordo com Aaron Beck, ele percebeu que havia algo em comum entre seus pacientes, o pensamento negativo. 
Ela se baseia no que chamamos de modelo cognitivo. Nós pensamos que as situações causam nossas emoções e alterações  emocionais de humor, são as respostas fisiológicas, mas entre as situações e as reações existe um pensamento.
Caso a pessoa tenha um transtorno psicológico, então ela terá pensamentos automáticos disfuncionais.  Estes pensamentos desencadeiam reações comportamentais e fisiológicas também disfuncionais. 
Temos também dentro da Psicologia Cognitivo Comportamental o reforçamento positivo, a recompensa é dada ao comportamento desejado. Já o reforçamento negativo, evita-se um estímulo aversivo. 
Exemplo: Bater na criança, gritar, ofender verbalmente dentre outros.
O importante para a Psicologia é, ajudar a pessoa identificar os pensamentos disfuncionais que a levam a mudanças em seu humor e reações fisiológicas desagradáveis, para que ela passe a ter pensamentos mais saudáveis e consequentemente mais qualidade de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria do Desenvolvimento foco em Piaget Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje abordaremos um pouquinho sobre Jean Piaget, um homem de extrema importância para compreendermos nosso conhecimento e estágios da vida. Então iremos contar um pouco sobre sua grande descoberta e ensinamentos. Jean William Fritz Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e influente estudioso da psicologia evolutiva. Aos 20 anos se graduou em ciências naturais e dois anos depois obteve o grau de doutor em filosofia. Hoje sua teoria do desenvolvimento cognitivo, sobretudo o foco no desenvolvimento infantil, é renomada pelos profissionais da educação, em especial os pedagogos. Durante seu trabalho com Binet, Jean iniciou sua metodologia sobre o desenvolvimento infantil, estudando o desenvolvimento do conhecimento desde os primeiros sinais primitivos até os mais refinados, chegando a conclusão de que a maneira de pensar é diferente de idade para idade. O foco de seu estudo foi no desenvolvimento c...
Psicanálise Saudações, psiconautas!  Como tem passado a sanidade mental nesses tempos de corona vírus? Se já estão subindo pelas paredes, “Freud explica!” e se “tudo vai bem, obrigado”, “Freud explica também!” ,Rs. Nesse momento de confinamento social entramos em contato com o desconhecido em nós; aquilo de que tentamos desviamos o olhar e esquecer como podemos; aquilo que julgamos feio e imoral e que sempre que possível dizemos ser do outro. O sótão que jogamos todas as memórias dolorosas e os desejos inaceitáveis, uma hora pode começar a criar ratos e insetos, e então precisamos lidar com aquele monstro e os esqueletos espalhados pelo chão; olhar pra ele e reconhecê-lo como parte do que somos, um dos moradores que habitam nossa psique. Esse sótão simboliza o Inconsciente, “o grande mistério do mundo”, e a atitude corajosa de irmos até lá com uma lanterna e olhos bem abertos é o processo psicanalítico. Sigmund Freud é um personagem e tanto na história e sua influência até ...
Gestalt-terapia Olá meus amigos! Em algum momento de suas vidas vocês já passaram por períodos de stress, conflito, desânimo, tristeza, ansiedade e outros desconfortos que pareciam não ter fim? Como foi lidar com essas sensações? A ajuda psicológica nesses momentos é muito importante e quanto antes for tratado esses sintomas, mais fácil de resolver.  Querem saber mais? Então continuem lendo o texto para entenderem melhor do que trata a Gestalt-terapia e como ela pode ajudar positivamente no equilíbrio psíquico do indivíduo. O que é a Gestalt? É um modo particular de organização das partes individuais que entram em sua composição, tornando-se um todo. Pode-se entender como uma situação inacabada. Inicialmente a Psicologia da Gestalt dedicou-se ao estudo da percepção da aprendizagem e solução de problemas.  A Gestalt-terapia foi criada pelo psicanalista Berlinense Fritz Perls, entendeu a importância da proposta da Psicologia da Gestalt para a Gestalt-terapia e foi o maior...